TRANSLATE (TRADUZIR PÁGINA)

POSTAGEM em DESTAQUE

ATENÇÃO!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Desfile das escolas de samba de Parnaíba atraiu 10 mil pessoas

Mais de 10 mil pessoas acompanharam o desfile das escolas de samba da cidade de Parnaíba no domingo (10). A Avenida São Sebastião foi transformada em sambódromo e se tornou o corredor oficial da folia. Três agremiações desfilaram e disputam o título de campeã.
Nova Parnaíba no Samba

A primeira escola a desfilar foi a Nova Parnaíba no Samba, que abordou o Índio Mandu Ladino. Em 2013, o samba enredo da escola vem falando sobre a saga do índio guerreiro Mandu Ladino. Os autores do samba-enredo são Neizinho, Flávio, Charles, Celso e Ana.

A composição da escola está dividida em 12 componentes em sua comissão de frente com a fantasia “Tribo Cariri” exaltando Mandu Ladino; 60 ritmistas na bateria ; 4 carros alegóricos e Mestre sala e Porta bandeira: Cris Lobão e Leidiane Liberato.




Unidos da Ponte

A segunda escola a desfilar foi a Unidos da Ponte, que abordou o tema Origem de Parnaíba. A escola inicia o desfile abordando a situação geográfica local no contexto histórico. Inicialmente simbolizada pelas fazendas que durante muitos anos manteve a exploração do gado, passando pelo período das charqueadas, chegando à condição de vila e em seguida à categoria de cidade. O enredo faz também menção ao índio Mandu Ladino (da tribo dos tremembés). Os autores do samba-enredo são Vicente Potencia e Osmar.

A composição da escola está dividida em 12 componentes em sua comissão de frente com a fantasia sufoco da lida (retratando a condição de vida dos que iniciaram as atividades econômicas extraídas do gado); 90 ritmistas na bateria; 5 carros alegóricos; Mestre sala e Porta bandeira: Maria Clara e Anderson.










Império do Cais

A atual campeã do carnaval parnaibano encerrará o desfile na avenida foi terceira escola a desfilar a Império do Cais, que abordou o tema A Cana de Açúcar. A influência da cana de açúcar na Ásia, na Europa, na América até sua chegada ao Brasil. Oficialmente, Martim Afonso de Sousa em 1532 trouxe a primeira muda de cana e iniciou o cultivo na capitania de São Vicente, construindo o primeiro engenho de açúcar. O Brasil chegou a ficar entre os maiores produtores no mundo.

O terceiro milênio traz consigo a esperança e a necessidade de apostar em novas fontes de energia. No vai e vem da economia, a guerra pelo petróleo acelera a aposta do homem em combustíveis de fontes renováveis. Foguetes alcançam o espaço, impulsionados pela força do combustível verde e limpo.


Logo após o desfile das escolas de samba, os foliões seguiram o arrastão com o Trio Elétrico e Banda Estação do Forró e Anderson Rodrigues e Banda, que refez o percurso na Avenida São Sebastião, seguindo até o balão do Mirante, já na madrugada desta segunda-feira.
A apuração do resultado está marcada para as 11h desta segunda-feira (11), na Praça de Eventos Mandu Ladino, Centro de Parnaíba.



Nenhum comentário:

Postar um comentário