TRANSLATE (TRADUZIR PÁGINA)

POSTAGEM em DESTAQUE

Sobe para 8 o número de casos de Febre Oropouche no Piauí

16 fevereiro 2013

Osmar Júnior diz que reunião com Eletrobrás foi positiva


Divulgação
A bancada federal do Piauí participou de uma reunião ontem pela manhã com os diretores da Eletrobrás-PI para tratar sobre falhas no sistema de fornecimento de energia elétrica no Piauí. Sugerida pelo deputado Osmar Júnior, a visita foi marcada pelo coordenador Jesus Rodrigues e contou também com as presenças do senador Wellington Dias e dos deputados Julio César, Paes Landim e Marcelo Castro.
Os parlamentares quiseram explicações sobre o apagão que atingiu o litoral na segunda-feira de carnaval por 12 horas, acarretando milhões em prejuízos para os comerciantes. Osmar Júnior questionou qual o protocolo da empresa para evitar falta de energia em épocas de grande fluxo de turistas. “ O fato é inadmissível, por isso vamos trabalhar para evitar que isso volte a acontecer”. Ele disse que o consumo de energia cresceu bastante, mas não justifica a falta de energia 'em série' no Estado.
A bancada foi informada sobre os postes que caíram após um vendaval e as dificuldades que a equipe enfrentou para refazer um quilômetro de rede durante a noite e em terreno arenoso. A justificativa apresentada é que os três postes não estavam fixados na profundidade adequada por conta da obra de um loteamento na entrada da cidade de Parnaíba. A construtora removeu muita areia da área expondo os postes.
Na reunião de ontem ficou definido que a Eletrobrás vai encaminhar a bancada as solicitações e dificuldades enfrentadas para que os deputados e senadores possam buscar uma solução junto ao Ministério de Minas e Energia. Uma audiência será marcada com o ministro Edson Lobão no decorrer da próxima semana. “Vamos tratar sobre a questão de investimentos e também sobre o Programa Luz para Todos, que depende de 17 mil ligações para ser concluído no Estado”, informa Osmar.
O diretor de Operações da Eletrobrás, Marcelino Cunha, garantiu que a visita dos representantes da bancada à empresa é importante, porque toda ajuda é sempre bem-vinda. Segundo ele, a Eletrobrás tem feito avanços importantes nos últimos anos, ressaltando que 2012 foi um ano favorável. No entanto ele reconheceu que ainda há muito a ser feito para se atingir o patamar de excelência desejável. “Estamos trabalhando incansavelmente para melhorar os resultados, construindo novas subestações e melhorando a rede de distribuição”, afirmou. O investimento previsto para 2013 é R$ 320 milhões.
Para o senador Wellington Dias, a reunião foi positiva. “Vamos trabalhar para podermos viabilizar mais recursos e também incluir a Chesf nesse grupo. Eles mostraram que tivemos avanços na última década, como em 2003, quando ocorriam 50 desligamentos por consumidor por ano. Em 2012, o número caiu para um pouco mais de 30. Nós queremos que caia ainda mais”, informou
Ascom