Páginas

TRANSLATE (TRADUZIR PÁGINA)

POSTAGEM em DESTAQUE

Sobe para 8 o número de casos de Febre Oropouche no Piauí

12 fevereiro 2013

Unidos da Ponte é campeã do Carnaval 2013


A nova campeã do Carnaval 2013 de Parnaíba foi anunciada por volta das 12h desta segunda-feira (11). A apuração ocorreu de forma tranquila com a presença de dirigentes e integrantes das três escolas de samba na Praça Mandu Ladino.
A Unidos da Ponte se sobressaiu em quatro dos dez quesitos avaliados. O bom rendimento na bateria, harmonia, enredo e mestre-sala e porta bandeira deram a escola seu quinto título de campeã. A festa dos integrantes será no barracão no bairro Mendonça Clark.
A Unidos da Ponte abordou os dois núcleos que deram origem a cidade de Parnaíba: o Testa Branca (era uma fazenda de gado, que depois tornou-se um arraial) e o Porto das Barcas (antes denominado Porto salgado – situado à margem direita do rio Igaraçú, que prosperou devido grande número de embarcações).

Dos traços biográficos, a escola citou desbravadores como Nicolau Resende (1571), Gabriel Soares (1587), Pero Coelho (1602), Martin Soares de Sousa (1631) e Vital Maciel Parente (1614). Registra-se a figura de João Paulo Diniz, proprietário de oficinas de charques (o precursor). A chegada da família dos Dias da Silva, com destaques a Domingos Dias da Silva que teve êxito com a criação de gado e do empreendedorismo que estimulou o comércio.
Em seguida, Simplício Dias da Silva que teve prestígio em esferas sociais e uma importante participação na independência do Brasil, quando em 19 de outubro de 1822, na Praça da Graça, declarou apoio ao imperador Dom Pedro I.

Em 14 de agosto de 1844, a vila São João da Parnaíba, foi elevada a categoria de cidade. O Nome Parnaíba, em tupi guarani, significa rio ruim, de águas barrentas, rio não navegável. A cidade recebeu o nome Parnaíba, em homenagem ao desbravador Domingos Jorge Velho, nascido numa vila cujo o nome era “Parnaíba”. A escola surpreendeu o público ao montar na avenida a bandeira do município.