TRANSLATE (TRADUZIR PÁGINA)

POSTAGEM em DESTAQUE

Sobe para 8 o número de casos de Febre Oropouche no Piauí

07 setembro 2014

Milhares de pessoas prestigiam desfile cívico em Parnaíba


Milhares de populares lotaram as avenidas de Parnaíba para assistir ao desfile do Dia da Independência da República, que aconteceu no centro da cidade. A concentração das escolas públicas e privadas aconteceu na Avenida Capitão Claro, nas proximidades no Monumento da Águia. A “marcha” das escolas percorreram as avenidas, Governador Chagas Rodrigues, seguindo pela Rua Humberto de Campos, passando pelo palanque de autoridades civis e militares da cidade.
Além das escolas públicas e privadas, participaram do desfile, pelotões do Exército, Marinha, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. A Polícia Militar foi representada por homens da cavalaria, da Força Tática e do patrulhamento ostensivo. Além destes, homens do Corpo de Bombeiros também participaram da marcha cívica. Todos levaram para a avenida, alguns equipamentos utilizados em seus trabalhos, como os automóveis, entre eles, lanchas, caminhonetes e pequenos automóveis de patrula.


Entre as autoridades que prestigiaram o desfile cívico-militar, o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, o vice, Chagas Fontenele, Capitão dos Portos do Piauí, Miguel Elmokdisi Sobrinho, o comandante do Corpo de Bombeiros (Parnaíba), Rivelino de Moura, comandante do Tiro de Guerra de Parnaíba - TG 10-012, Sargento de Engenharia José de Jesus Rodrigues Oliveira, dentre outros.

Todas as escolas, levaram para a avenida, temas de grande relevância como a importância da escola de tempo integral, que permite um processo reflexivo por parte dos alunos. Ao invés de uma via de mão única, onde o conhecimento flui do professor para o aluno, no período integral há mais espaço para troca, para interlocução de qualidade, para que o aluno organize seu tempo e dedique parte dele à reflexão, ao estudo, à pesquisa, ainda dentro do espaço legitimado pela escola, para o professor não apenas passar conteúdo, mas também indicar conteúdos para que o aluno estude, pesquise e traga isso para a aula.


Outro tema expresso pelos estudantes é o combate a violência, onde levaram através de faixas, cartazes, o pedido de Paz, já que os índices de violência na cidade, e, em todo o Estado tem aumento de forma alarmante.

As bandas das escolas também deram um show à parte, entre elas, das escolas municipais, CAIC, Roland Jacob e Liceu Parnaibano. As batidas embalam o desfile cívico de todos os anos, que é uma tradição do 7 de setembro.


Fotos:Tacyane Machado