TRANSLATE (TRADUZIR PÁGINA)

POSTAGEM em DESTAQUE

ATENÇÃO!

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Um temporal com chuva de granizo causam estragos no sertão do Piauí


A paisagem típica do sertão piauiense com seu sol escaldante, altas temperaturas e baixa umidade sofreu mudanças que causaram estranheza para os moradores de alguns municípios do estado.

Os habitantes das cidades de Fronteiras, a 400 km ao sul de Teresina, e Pio IX, a 434 km, foram surpreendidos por uma tempestade seguida por chuva de granizo, que provocou vários estragos. Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A chuva de granizo e os ventos fortes registrados no sertão na tarde de segunda-feira (20) podem se repetir.

Apanhados de surpresa com a chuva de gelo, os populares do semiárido piauiense relatam o espanto e os estragos provocados pela natureza.
Placas foram arrancadas e tetos de algumas residências ficaram destruídos. Veículos estacionados pelas ruas também ficaram danificados. De acordo com o blogueiro Clediomar Sousa, que reside na cidade de Fronteiras,

os moradores não acreditavam no cenário que viam, e que os estragos só não foram maiores devido ao tempo que durou a tempestade.
De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, o fenômeno desmente o senso comum de que este tipo de precipitação ocorre apenas em locais de frio predominante.
Segundo a especialista, determinadas condições quando em conjunto podem facilitar a incidência destes fenômenos, como o contraste de temperatura, ventos fortes e a presença de nuvens propícias.
“Diferente do que a maioria das pessoas acredita, uma chuva de granizo ocorre sim em locais quentes, sendo a sua incidência algumas vezes até mais propícias ainda em tais condições. Em ambientes em que se apresentam ventos fortes, um contraste de temperatura entre o ar quente da superfície e o ar mais frio que fica em cima e a presença de nuvens propícias, normalmente mais escuras e de desenvolvimento vertical pode perfeitamente apresentar como resultado a precipitação de granizo. Esse é um fenômeno que pode acontecer em qualquer lugar do Piauí” descreve.






Nenhum comentário:

Postar um comentário