Páginas

TRANSLATE (TRADUZIR PÁGINA)

30 novembro 2011

Maria Fumaça, primeiro trem de Parnaíba, entra em reforma

Assim era a Maria Fumaça quando foi restaurada

Desde o começo desta semana foi dado inicio a reforma da locomotiva prefixo 29, que se encontra na Esplanada da Estação servindo de atrativo turístico da cidade de Parnaíba. Trata-se da primeira máquina que chegou a Parnaíba e era apelidada de Maria Fumaça, por ser movida a lenha.



Em acordo firmado no mês de outubro ficou acertado entre a Secretaria de Turismo e Fundação Raul Bacellar a restauração do monumento histórico de Parnaíba com o intuito de preservar este que é um dos pontos de relevância da história econômica da cidade.



De acordo com o encarregado pela reforma “vamos tirar tudo que não presta mais e vamos restaurar as peças danificadas da locomotiva, temos um prazo curto, mas iremos fazer o possível para entregar a locomotiva até o natal”, afirma Francisco Pereira da Silva.


A reforma tem um prazo de 40 dias para ser concluída e tem como responsável a secretária de Cultura, Fátima Cármino.



A locomotiva foi fabricada nos Estados Unidos em 1920. Possui bitola 1,00 m, com 40 cm de diâmetro dos cilindros, configuração das rodas 0-4-0 e 57 cm de curso dos pistões, sem sua funcionalidade real, ela serve hoje de atrativo cultural e turístico, de fato e a única do Piauí a fazer parte da Memória Ferroviária Nacional.