Em mais uma participação no trabalho de implantação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Rio, a Marinha disse hoje que vai atuar com 194 fuzileiros navais e 18 veículos blindados. Este é o maior contingente já utilizado pela Força em ações em favelas carioca
A ocupação das comunidades da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu (zona sul do Rio) está prevista para a madrugada deste domingo, conforme anunciado pelo governo do Estado.
Esta é a 19ª UPP a ser implantada na cidade e é a quarta operação da Marinha em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Rio. A primeira aconteceu no Complexo do Alemão (zona norte), a segunda no Morro da Mineira e São Carlos (região central da cidade) e, em seguida, na Mangueira (zona norte).
A Marinha empregará sete Lagarta Anfíbios, carros que transportam 25 homens e pesam 22 toneladas; seis M113, com capacidade para 13 militares e peso de 18 toneladas; quatro Piranhas, viaturas sobre rodas e de fabricação suíça; e um veículo para transporte de diversos materiais.
Todos os carros têm blindagem igual.