A notícia foi confirmada pela polícia civil de Canto do Buriti e pela Polícia Militar. O avião, modelo Corisco de prefixo PTNKS, teria explodido no ar, ao se chocar numa serra. Os conselheiros Jaime Amorim e Xavier Neto estavam se dirigindo a Parnaguá para uma vistoria do TCE.
O avião caiu entre os povoados Espingarda e Croatá, há 40 quilômetros da sede do município. O delegado regional, Eduardo Aquino de Araújo, foi ao local averiguar o caso.
De acordo com o deputado Edson Ferreira, o avião decolou por volta das 7h15 de Teresina e não chegou ao destino.
"Um avião do Correios que passou pelo trajeto disse ter visto um avião caído na serra. Infelizmente tudo leva a crê que seja o avião do Xavier Neto", destacou o parlamentar antes da confirmação da tragédia.
Ele disse que o monomotor Corisco passava por revisões religiosamente e servia apenas para uso próprio e não para frete. "As revisões eram feitas religiosamente, conforme manda o figurino. Há informação extra-oficial que o piloto seria um do Maranhão e não o que habitualmente pilotava. Mas não posso afirmar com certeza", declarou Edson Ferreira, que conhecia o avião.
Equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros das cidades de Floriano e de Picos se deslocaram para o local do acidente para auxiliar nos trabalhos de resgates de possíveis vítimas.
Segundo o enfermeiro Vilmarque Rocha, que trabalha na cidade de Elizeu Martins, três corpos de homens foram encontrados na aeronave. “Os corpos estavam queimados. Populares afirmam que o avião estava fazendo um barulho muito grande antes de cair. Disseram que parecia que a aeronave estava procurando um lugar para pousar”, disse.
O profissional da saúde reafirma que o local do acidente é de difícil acesso e que está localizado a cerca de 38 quilômetros da cidade de Elizeu Martins.
IMAGENS DO ACIDENTE
Ex-deputado Xavier Neto.
Jaime Amorim
VIDEO
Caroline Oliveira e Yala Sena/cidadeverde.com