Páginas

TRANSLATE (TRADUZIR PÁGINA)

15 setembro 2012

Juiz eleitoral da Paraíba decreta prisão de diretor do Google no Brasil



SÃO PAULO - O juiz eleitoral Ruy Jander Teixeira da Rocha, de Campina Grande, na Paraíba, decretou nesta sexta-feira a prisão em flagrante de Edmundo Luiz Pinto Balthazar , diretor financeiro do Google Brasil. Segundo o G1, a decisão foi tomada para que o Google retire do YouTube um vídeo que, segundo o magistrado, ridiculariza um dos candidatos à prefeitura da cidade, Romero Rodrigues (PSDB). O mandado de prisão foi enviado à Polícia Federal (PF) da Paraíba para que fosse encaminhado à PF em São Paulo, onde Balthazar reside.
O vídeo, segundo o G1, trata de um erro cometido pelo candidato durante o horário eleitoral quanto ao significado da sigla do Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A retirada do vídeo foi reivindicada pela coligação de Romero Rodrigues.
Em nota ao G1, o Google informou que vai recorrer da decisão. A empresa ainda disse que não é responsável pelo conteúdo publicado na internet, mas oferece uma plataforma tecnológica para que os usuários criem e compartilhem seus próprios conteúdos. “O Google acredita que os eleitores têm direito a fazer uso da Internet para livremente manifestar suas opiniões a respeito de candidatos a cargos políticos, como forma de pleno exercício da Democracia, especialmente em períodos eleitorais”, diz um trecho da nota enviada ao G1.