Páginas

TRANSLATE (TRADUZIR PÁGINA)

21 agosto 2013

Parnaíba poderá ter 4 linhas de ônibus integradas ao transporte alternativo


A Secretaria de Transporte e Trânsito de Parnaíba divulgou nesta terça-feira, dia 20, relatório de um estudo sobre os problemas do setor, no qual sugere a criação de quatro linhas integradas por outras de transporte alternativo. Caso seja aprovada pela sociedade nas audiências anunciadas, as vans deixarão de ser o transporte principal, atuando em rotas distintas do transporte convencional que poderá ser restabelecido na cidade. Passaram também pela análise da Setrans às pendências relacionadas à existência de uma liminar que suspendeu o procedimento licitatório aberto pela Prefeitura.
Segundo informações da Prefeitura, publicadas no site oficial, o novo estudo propõe também outras ações como implantação de um terminal no centro da cidade, estruturação de todos os abrigos nos pontos de embarque e desembarque e integração entre as linhas do transporte alternativo e as do sistema circular coletivo.
Outra medida impactante proposta é substituição de todos os veículos que operam no transporte alternativo que não atenderem a requisitos de idade limite para utilização no transporte público coletivo. No caso das vans esta idade é de cinco anos, micro-ônibus ou ônibus urbanos de 7 anos, além do estabelecimento de padrões de funcionamento e manutenções preventivas e corretivas.
Para garantir o cumprimento das regras relativas ao setor o estudo da Setrans sugere a criação de um sistema eletrônico de controle de operação das rotas, fortalecimento do Conselho Municipal de Transportes e criação da ouvidoria.
Ainda segundo o comunicado oficial, o prefeito Florentino Neto determinou que as propostas sejam comunicadas ao Ministério Público do Estado do Piauí e amplamente discutidas com a sociedade e com o segmento que trabalha no sistema de transporte em operação na cidade.
Foi divulgado, também, um calendário de ações e discussões.
Até o dia 27/08/2013 – Apresentação ao Ministério Público;
Até o dia 30/08/2013 – Apresentação das propostas à Câmara Municipal; Até o dia 10/09/2013 – Discussão das propostas com os seguintes seguimentos:
Outra determinação do prefeito Florentino é que a discussão seja ampliada para outros segmentos sociais como estudantes, usuários do transporte alternativo, lideranças comunitárias, operadores e empregados do transporte alternativo, mototaxistas; taxistas e sindicatos. Os representes destes setores serão contatados pela Secretaria de Transportes e Trânsito para o agendamento de dias e horários a realização das audiências.