Segundo populares o menor passou em uma moto POP 100 e deixou cair seu boné. Quando o menor voltou para pegá-lo, teve início a confusão. Os dois estavam visivelmente alterados, como mostram os vídeos feitos por populares. O policial com uma faca na mão, perseguiu o menor, não conseguindo alcançá-lo, cortou o par de chinelos do mesmo e o ameaçou de “cortá-lo” também. Muitos populares presenciaram o fato.
Por duas vezes a cena se repetiu, na última vez, o menor entrou em uma residência e o policial que o perseguia teve a entrada impedida pelo proprietário da casa. Duas guarnições do Ronda Cidadão e o Detran se deslocaram para o local para averiguar o caso.
O PM F. Marques, o menor, acompanhado da mãe, e o proprietário da residência em que o menor entrou, foram levados à Central de Flagrantes, nas viaturas do Ronda, para esclarecer o fato.
O Detran verificou que a moto estava com documentação em dia, mas sem os retrovisores. Uma pessoa habilitada veio até o local e levou a moto que era pilotada pelo menor.