Páginas

TRANSLATE (TRADUZIR PÁGINA)

20 agosto 2018

Câmeras de segurança registraram queda da ponte em Gênova; assista

O número de pessoas mortas no acidente chegou a 43 no último sábado (18). Neste mesmo dia, foi realizado o funeral público e coletivo de 19 vítimas. As famílias das outras vítimas não quiseram participar em protesto pela tragédia. As investigações já começaram e devem durar meses até que peritos estabeleçam as causas do desastre.
Uma das principais hipóteses é a vulnerabilidade da infraestrutura e do material usado para a construção, o concreto armado. O material se degrada ao longo do tempo, além de precisar de uma frequente e custosa manutenção.



Assista ao vídeo clicando aqui

A ponte foi construída na década de 1960, projetada pelo engenheiro Riccardo Morandi, durante uma das épocas de maior crescimento econômico da Itália. Segundo a rede de televisão italiana RAI, Morandi alertou para a corrosão em um relatório 12 anos depois da inauguração da ponte. À época, o engenheiro disse que já se sabia sobre uma "perda de resistência química superficial do concreto" por causa da maresia e da poluição de uma usina siderúrgica perto dali.



Ponte desaba em Gênova (Foto: Infografia: Roberta Jaworski)Ponte desaba em Gênova (Foto: Infografia: Roberta Jaworski)
Ponte desaba em Gênova (Foto: Infografia: Roberta Jaworski)