Páginas

TRANSLATE (TRADUZIR PÁGINA)

07 março 2024

QUE NOTÍCIA MALUCA; Gato brasileiro tenta entrar para o Guinness Book como o maior do mundo

"Eu acho que vi um gatinho" 🐈. Há pelo menos seis anos, os tutores Márcia Oliveira e Jean Martins não podem usar a célebre frase do personagem Piu-Piu para se referir ao pet Xartrux. Segundo eles, com 1,30 metro e pouco mais de 10 quilos, o "gatão" de estimação pode conquistar o título de maior do mundo.

O casal de Jaú, no interior de SP, protocolou em janeiro a documentação e as fotos exigidas pelo Guinness Book, o livro dos recordes, e o mascote é oficialmente hoje um dos candidatos ao posto de maior gato do mundo.

Tutores de Jaú acreditam ter maior gato do mundo — Foto: Arquivo Pessoal
Xartrux, é um gato da raça maine coon. Tamanho do animal, atestado pelos tutores de Jaú, no interior de SP, supera o do maior gato vivo atualmente, um italiano da mesma raça, que mede 1,19 m.

"Quando medimos ele da ponta do nariz até a cauda, e ele estiver relaxado, a gente consegue chegar a 1,35 metro", revela a tutora Márcia.

Com o retorno da solicitação, que deve ocorrer entre o fim de abril e o início de maio, o Guinness Book realizará uma medição oficial, com a presença de um jornalista, um fotógrafo e um juiz, para assinar a declaração do tamanho do animal.

Xartrux, é um gato da raça maine coon, famosa pelo gigantismo de seus espécimes e considerada a maior raça de gatos do mundo. Os machos têm em média 1,10 metro, e as fêmeas apenas 10 centímetros a menos. O recordista anterior era Swetie, que chegou a 1,23 metro, mas morreu em 2016.

Foto: Arquivo Pessoal
Apesar de gigante e peludo, como manda o "manual" da raça, a tutora Márcia afirma que Xartrux já foi o "anão" da turma, mas logo se desenvolveu e chamou atenção pelo crescimento desproporcional.

"Ele nasceu em casa e era o menor gatinho da ninhada, não tinha nem 80 gramas. Ele era muito pequeninho, achávamos que ele não ia se desenvolver, mas, aos poucos, ele foi passando os irmãos dele. Eu não imaginava que ele fosse ficar desse tamanho. Mas, com quatro meses, ele já era um gato acima do normal e foi se destacando em competições", relata.

Gato Xartrux pesa mais de 10 kgs e é um maine coon — Foto: Instagram/Reprodução


Por Luís Ricardo da Silva, g1 Bauru e Marília
Edição Portal terra norte