Páginas

TRANSLATE (TRADUZIR PÁGINA)

POSTAGEM em DESTAQUE

Sobe para 8 o número de casos de Febre Oropouche no Piauí

19 agosto 2011

Coca-Cola fabrica refrigerante e se apropria do nome "cajuína", suco típico do Piauí

Propaganda do refrigerante crush diz que tem sabor cajuína e gostinho do
Ceará

O desrespeito da Coca-Cola para com o Piauí beira a irresponsabilidade. Chamar Cajuína de "um gostinho do Ceará" parece ser retaliação e merece o repúdio dos piauienses. Em julho deste ano, a Coca-cola anunciou a fabricação e distribuição do refrigerante Crush Cajuína, bebida feita a base de caju, mas que não se assemelha à cajuína. Deixa claro que se trata de refrigerante, mas ao batizá-lo como cajuína - o que não é cajuína - causa uma revolta crescente. Esquece a fabricante que, primeiro, cajuína é suco natural, produto nutritivo e saudável, e não refrigerante como está sendo chamada.

O nome Cajuína, cantado em verso e prosa, está intimamente ligado ao Piauí, especiamente a Teresina.  A Coca-cola já havia tentado se apropriar indevidamente do termo cajuína, através do pedido de patente, que foi negado. Ainda no governo Wellington Dias, que acatando sugestão do Conselho Estadual de Cultura, baixou um decreto que torna de “Interesse Cultural o Modo de Fazer Tradicional da Cajuína do Estado do Piauí, passando a integrar o Patrimônio Cultural do Estado.

A princípio a distribuição do Crush Cajuína será feita exclusivamente para os consumidores da região do Cariri, no Ceará e a produção será feita em Fortaleza. Posteriormente a fabricação e distribuição serão expandidas para os estados do Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia e futuramente para o resto do país.