Páginas

TRANSLATE (TRADUZIR PÁGINA)

POSTAGEM em DESTAQUE

Sobe para 8 o número de casos de Febre Oropouche no Piauí

19 agosto 2011

PF investiga obras do Porto de Luís Correia; Governo anula e lança edital

A Polícia Federal do Piauí abriu inquérito para apurar indícios de irregularidades nas obras do Porto de Luis Correia. O inquérito é com base em auditorias feitas pela Casa Civil da Presidência da República e Controladoria Geral do Estado. São apontados 13 itens de irregularidades nas obras do porto entre elas superfaturamento na obra, pagamentos indevidos, falha no edital e falta de estudos de impacto ambiental. 

Foto: Thiago Amaral
Kelston Lages, procurador da República


O procurador da República, Kelston Lages, visitou ontem as obras do Porto e requisitou uma perícia em juízo para analisar o rombo aos cofres públicos e apontar os responsáveis pela fraude.

“A perícia é para impedir que haja prejuízo do objeto antes que a obra seja retomada e não altere o material a ser investigado”, disse o procurador.

Ele esteve em Parnaíba e conversou com o delegado da PF que vai presidir o inquérito. “Verificamos o que foi objeto da investigação que são dois contratos realizados pelo consórcio de empresas”, afirmou.

Kelston Lages destacou que o Porto é uma obra imprescindível para o desenvolvimento do Estado.

Contrato anulado

O Governo do Estado anulou o contrato com o consórcio de empresas e este mês lançará edital para escolher nova empresa que dará andamento as obras do Porto. A empresa escolhida vai administrar R$ 64 milhões.

A obra do Porto é datada de 1929, completando mais de 80 anos em andamento e promessa de vários governos estaduais e federais.