Páginas

TRANSLATE (TRADUZIR PÁGINA)

09 novembro 2011

Direção pode ser punida por autorizar festa em escola pública

Uma sindicância instaurada pela Secretaria de Educação do Piauí (Seduc) vai apurar como uma escola pública foi transformada em boate na cidade de Parnaíba, litoral do Estado. O caso aconteceu sábado (03), no Liceu Parnaibano.

É proibido em toda rede pública do Estado a realização de eventos com fins lucrativos e fora do horário de funcionamento das escolas. “Existe uma instrução normativa proibindo esse tipo de festa; todos os gestores têm conhecimento disso”, afirma Najara Machado, gerente de regional de educação de Parnaíba. Somente projetos educacionais com acesso livre da comunidade são permitidos.

Já foi constatado que essas normas foram desrespeitadas no Liceu Parnaibano. Além de cobrar entrada, o evento se estendeu pela madrugada. Agora, a comissão de sindicância da Seduc vai apurar se outras irregularidades foram cometidas.

Vídeo publicado pelo proparnaiba.com mostra centenas de pessoas no pátio do colégio. O local é iluminado apenas pelo flash de uma iluminação especial e animado pela batida da música eletrônica. 

As imagens mostram ainda uma barraca onde cigarros eram comercializados informalmente. Segundo denúncia anônima publicada pelo Portal AZ, bebidas alcoólicas e um entorpecente conhecido como “lóló” também foram consumidos por adolescentes que participaram do evento.





“A comissão de sindicância vai fazer uma apuração profunda do que aconteceu naquele dia”, explica a gerente de educação. Dependendo das irregularidades constatadas, a direção da escola pode ser penalizada. A punição pode ir de uma simples retratação até o afastamento dos diretores.


Uma primeira reunião já foi realizada para discutir o caso. Participaram do encontro representantes da Gerência Regional de Educação de Parnaíba e diretores, professores e alunos do Liceu que aparecem nas imagens publicadas pelo Portal AZ na matéria Adolescentes são flagrados usando drogas dentro de escola pública.