Páginas

TRANSLATE (TRADUZIR PÁGINA)

03 janeiro 2012

Eletrobras faz pouco caso da falta de energia durante réveillon no litoral

Eletrobrás Distribruição Piauí, Escritório de Parnaíba

A Eletrobras Distribuição Piauí fez pouco caso da falta de energia elétrica que atingiu o litoral piauiense durante as comemorações do ano novo. Segundo o comunicado divulgado na manhã desta terça-feira (03), “não houve registro de nenhuma ocorrência significante no fornecimento de energia em todo o Piauí”.



Antiga Cepisa, a Eletrobras foi federalizada e é comandada a distância, não tendo mais qualquer vinculo com o Governo do Estado. A falta de energia na Orla da Praia de Atalaia e na Praia do Coqueiro durante a virada de ano durou cerca de quatro horas e pode ter desencadeado uma crise institucional entre o Governo e a empresa pública.

Nesta segunda-feira (02), a Secretaria Estadual de Turismo culpou a Eletrobras pelo caos provocado pela queda no fornecimento de energia elétrica durante a festa realizada na Praia de Atalaia. O transtorno começou por volta das 00h10 do dia 1º, no momento em que o governador em exercício faria discurso.

A presença de Moraes Sousa Filho foi anunciada no trio elétrico quando a iluminação da Orla parou de funcionar, sendo parcialmente reestabelecida pouco tempo depois. Entretanto, cerca de 70% do praia ficou sem energia elétrica por mais de quatro horas. De acordo com a Eletrobras, o motivo da demora foi a dificuldade de acesso ao alimentador da rede elétrica.

Veja um trecho da nota da Eletrobras
A Eletrobras Distribuição Piauí avalia como satisfatória a execução do Plano de Contingência, uma vez que durante as festividades natalinas não houve registro de nenhuma ocorrência significante no fornecimento de energia em todo o Piauí. No decorrer das comemorações pela chegada do Ano Novo, apenas duas ocorrências foram registradas. A primeira atingiu os municípios de Amarante e Regeneração, decorrente de fortes chuvas e vendavais, inclusive com queda de árvores, caracterizando intempéries da natureza, fugindo do controle da concessionária. Equipes de plantão designadas segundo o Plano de Contingência entraram em ação e sanaram o problema.

A segunda ocorrência registrada se deu no município de Luis Correia, onde foi verificado o bloqueio do Alimentador 01C6 por 11 minutos, deixando sem energia parte de Luis Correia e as praias de Atalaia e do Coqueiro. Após o restabelecimento do alimentador, foi identificado um curto-circuito em equipamento (chave seccionadora) na praia de Atalaia, cuja recuperação foi retardada (04 horas) em função da dificuldade de acesso das equipes de manutenção até o local da falha, tendo em vista a grande quantidade de veículos e transeuntes presentes naquelas imediações.

Cumpre-se ressaltar que excetuando-se por parte da praia de Atalaia, o fornecimento de energia elétrica em municípios como Parnaíba, Luis Correia, Ilha Grande de Santa Isabel (Pedra do Sal) e Cajueiro da Praia (Barra Grande) continuou normal, bem como em todos os outros municípios do Estado do Piauí.

A Eletrobras Distribuição Piauí reconhece a existência de inconformidades, mas reafirma seu total compromisso de melhorar continuamente o fornecimento de energia elétrica para todo o Estado do Piauí, destinando investimentos significativos no biênio 2012-2013, para prover a infraestrutura necessária para a excelência de seus serviços.