Páginas

TRANSLATE (TRADUZIR PÁGINA)

30 agosto 2012

Governo Federal vai repassar R$ 19 milhões para recuperação do HCM


A presidente da República, Dilma 

Rousseff (PT), autorizou o repasse de R$ 

19 milhões ao Governo do Estado do

 Maranhão para a recuperação do 

Hospital Carlos Macieira (HCM) – mais 

conhecido como Hospital do Ipem.


Após o incêndio no HCM, onde causou danos em alguns andares do prédio, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), e o secretário de Saúde, Ricardo Murad (PMDB), solicitaram ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, à ajuda do Governo Federal para destinar recursos para recuperação do hospital.
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB), e o deputado federal Chiquinho Escórcio também reforçaram o pedido para o Palácio do Planalto.
Sarney foi diretamente à Dilma e pediu para que o recurso fosse liberado com urgência. A presidente, que entendeu a necessidade dos prejuízos causados no HCM, autorizou o repasse, que servirá para reformar algumas alas do hospital que foram atingidas.
O incêndio no Hospital Carlos Macieira ocorreu no dia 13 deste mês. O fogo começou no almoxarifado da farmácia e ganhou grande proporção rapidamente devido aos medicamentos e produtos inflamáveis, como luvas de borracha, que quando se incinerados geram uma elevada temperatura.
A queima do material criou uma fumaça espessa somada à fuligem que se disseminou por todo a edificação atravessando os dutos de ar, que interligam os cinco andares. A fumaça tóxica obrigou a equipe da unidade de saúde a deslocar 110 pessoas que estavam internadas no hospital.
As circunstâncias do incêndio, os danos ao prédio e o prejuízo à saúde dos pacientes no HCM foram alvo de uma investigação iniciada, no dia 14 de agosto, pela Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Cidadania.
O objetivo foi apurar se os procedimentos adotados pela direção da casa de saúde depois do incêndio, foram adequados.
Após o incêndio, 13 leitos de UTI adulto, cinco de UTI pediátrica, 12 de UCI, 36 de internação clínica, seis de hemodiálise e os serviço de apoio diagnóstico, com exames de imagem e laboratoriais voltaram a funcionar normalmente. Os setores que foram atingidos pelo fogo, ainda estão em reforma.

Incêndio que atingiu o Hospital Carlos Macieira em São Luís
Incêndio que atingiu o Hospital Carlos Macieira em São Luís