Páginas

TRANSLATE (TRADUZIR PÁGINA)

18 junho 2013

Onda de protestos pelo Brasil- Manifestantes dizem "chega"

Manifestantes invadem sede do governo de SP
 
A Casa Militar do governo de São Paulo determinou por volta das 20h30 desta segunda-feira o fechamento do Palácio dos Bandeirantes --sede do governo estadual-- e proibiu os funcionários de deixar o local. É um protocolo de segurança do palácio.
A medida foi tomada depois de chegarem informações de que manifestantes que se concentraram na marginal Pinheiros estão se deslocando para o Bandeirantes, de onde o governador Geraldo Alckmin (PSDB) acompanha os protestos em São Paulo
Fortaleza, o local da manifestação é próximo ao estádio onde a seleção treina
Estudantes universitários se reuniram na Praça da Gentilândia, localizada nas proximidades do Estádio Presidente Vargas, local de treino da Seleção Brasileira em Fortaleza, para protestar contra a corrupção no País. O grupo, que somava cerca centenas de pessoas, parou o trânsito nas Avenidas Treze de Maio e Domingos Olímpio. O destino da caminhada foi o Marina Park Hotel, onde os jogadores brasileiros estão hospedados.
Segundo um dos organizadores, o movimento, que partiu de estudantes, visa protestar contra os gastos na Copa do Mundo e em solidariedade às vítimas dos confrontos com policiais em São Paulo e no Rio de Janeiro.
"As pessoas, sem partido, ideologia ou chefe, estão mudando a história do Brasil. Está nascendo algo maravilhoso vindo da consciência das pessoas", disse um dos organizadores acerca da onda de protestos que está vagando pelo Brasil.
Marcha do Vinagre: Manifestantes invadem congresso nacional

Um grupo de manifestantes invadiu a cúpula do Congresso Nacional. A tropa de choque tentou impedir o acesso, mas cerca de 300 manifestantes conseguiram entrar. Aproximadamente 5 mil pessoas se reúnem nesta segunda-feira (17/6) em Brasília para a chamada "Marcha do Vinagre" - o nome faz referência à substância usada pelos jovens para neutralizar os efeitos do gás lacrimogêneo. Os manifestantes já chegaram ao Congresso e um grupo invadiu o espelho d'água. Três integrantes do movimento conseguiram furar o bloqueio armado e subir a rampa do Congresso Nacional.

Manifestantes chegam ao Congresso e um grupo invade o espelho d'água
Os PMs usaram spray de pimenta para impedir a progressão do trio. Eles foram retirados à força, carregados. O protesto, que começou pacífico, começa a ganhar contornos de guerra. Há cerca de 30 minutos, soldados da tropa de choque lançaram bombas de gás lacrimogênio para dispersar os manifestantes. Um adolescente foi apreendido. Ainda não se sabe por quais motivos.