Páginas

TRANSLATE (TRADUZIR PÁGINA)

27 fevereiro 2014

BBB RACISTA: "Se não usar desodorante fico com cheiro de neguinha", diz integrante


Foto: Franciele e Valter
Durante discussão sobre cor de pele, participante de programa global declarou que se não usar desodorante fica com “cheiro de neguinha”; Franciele foi acusada de racismo pelos colegas.
Foi ao ar neste domingo (23) um diálogo entre os participantes do programa Big Brother Brasil sobre cor de pele e quem poderia ser identificado como negro. Os “brothers” conversavam sobre a prova pela qual tinham acabado de passar e um dos participantes, Cássio, comentou que já tinham passado duas Alines pelo programa e que ambas eram “morenas”.
“Que morenas? Elas eram negras”, corrigiu Valter. “É, ele não entende a diferença entre morena e negra. Eu sou morena, você é negro”, disse Franciele.
Na sequência, Franciele fez um comentário polêmico. “Eu tenho um pouco de negra. Se eu não usar desodorante, fico com cheiro de neguinha”.
Valter ficou chocado com o comentário e repreendeu a jovem. “Aí você está sendo racista. E branco, não tem cheiro?”, confrontou. “Ah, mas isso é o que eles [os brancos] falam…”, respondeu a gaúcha.
Logo após a exibição do diálogo inúmeros usuários da internet acusaram Franciele de racismo.
Procurador pede à Globo vídeo com comentário racista
O episódio com Franciele não foi o primeiro a envolver polêmica racial. Jaime Mitropoulos, procurador da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), encaminhou um ofício à TV Globo solicitando à emissora que envie o vídeo que mostra Cássio, do “Big Brother Brasil 14”, fazendo comentários racistas. O pedido foi feito há duas semanas, mas Jaime ainda não recebeu o material.
Durante a primeira festa do “BBB14″, Cássio afirmou que matou uma pessoa afrodescendente durante o ato sexual. “E eu acho que assim, uma afrodescendente costuma se relacionar com afrodescendentes. E eu pensei “pô, aguenta tudo”. E eu atravessei. E até hoje sou acusado de assassinato, entende?”, disse o gaúcho à atriz Tatá Werneck, que na ocasião interpretava a personagem Valdirene, da novela “Amor à vida”.
Após o comentário, o MPF recebeu uma representação contra o gaúcho.

OPINIÃO- ACHO QUE 
 NO PRÓXIMO PAREDÃO ESSA PESSOA DEVIA SAIR, PRA APRENDER A TER RESEITO PELOS OS SEUS SEMELHANTES, CONCORDAM COMIGO?