Páginas

TRANSLATE (TRADUZIR PÁGINA)

25 maio 2018

Sites de jornais dos EUA saem do ar na Europa após lei que protege dados de europeus entrar em vigor

Sites de jornais norte-americanos se tornaram inacessíveis para europeus nesta sexta-feira (25), devido à entrada em vigor da nova lei da União Europeia que protege dados pessoais.Cadeado circundado pelas estrelas que representam a União Europeia. (Foto: Dado Ruvic/Reuters)
Entre as páginas fora do ar estão:

"New York Daily News";
"Chicago Tribune";
"Los Angeles Times";
"Orlando Sentinel";
"Baltimore Sun".


O Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR, na sigla em inglês) dá mais direitos aos cidadãos europeus sobre suas informações pessoais. Entre outras exigências, empresas que querem acessar e processar esses dados têm de pedir permissão a eles, de forma clara e explícita.

“Infelizmente, nosso website está indisponível na maioria dos países europeus”, informa o “Los Angeles Times” aos leitores que tentam acessar o site a partir dos países membro da União Europeia.

“Nós estamos engajados no assunto e comprometidos a avaliar opções que suportem todas as nossas ofertas digitais para o mercado da União Europeia. Nós continuamos a analisar soluções técnicas para cumprir a lei de modo a fornecer a todos os leitores o nosso jornalismo premiado”, completa o periódico.
Os jornais pertencem a dois grupos de mídia: Tronc e Lee Enterprise. Sediada em Chicago, a Tronc é dona do “NY Daily News”, “Chicago Tribune”, “LA Times” e “Baltimore Sun”, enquanto a Lee Enterprises detém o “Orlando Sentinel” e outras 46 publicações.
Quem tenta acessar sites da Lee Enterprises topa com este comunicado:

“Pedimos desculpas. Esse site está temporariamente indisponível. Nós identificamos que você está tentando acessar esse website de um país que pertence à Área Econômica Europeia, incluindo a União Europeia que passou a aplicar o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) e, por isso, não permite a você acesso a este site.”