/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/G/H/oEHvagT46DIf9mKw9zZg/2018-05-23t082018z-1026341453-rc1e1b7336d0-rtrmadp-3-europe-privacy.jpg)
Entre as páginas fora do ar estão:
"New York Daily News";
"Chicago Tribune";
"Los Angeles Times";
"Orlando Sentinel";
"Baltimore Sun".
O Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR, na sigla em inglês) dá mais direitos aos cidadãos europeus sobre suas informações pessoais. Entre outras exigências, empresas que querem acessar e processar esses dados têm de pedir permissão a eles, de forma clara e explícita.
“Infelizmente, nosso website está indisponível na maioria dos países europeus”, informa o “Los Angeles Times” aos leitores que tentam acessar o site a partir dos países membro da União Europeia.
“Nós estamos engajados no assunto e comprometidos a avaliar opções que suportem todas as nossas ofertas digitais para o mercado da União Europeia. Nós continuamos a analisar soluções técnicas para cumprir a lei de modo a fornecer a todos os leitores o nosso jornalismo premiado”, completa o periódico.
Os jornais pertencem a dois grupos de mídia: Tronc e Lee Enterprise. Sediada em Chicago, a Tronc é dona do “NY Daily News”, “Chicago Tribune”, “LA Times” e “Baltimore Sun”, enquanto a Lee Enterprises detém o “Orlando Sentinel” e outras 46 publicações.
Quem tenta acessar sites da Lee Enterprises topa com este comunicado:
“Pedimos desculpas. Esse site está temporariamente indisponível. Nós identificamos que você está tentando acessar esse website de um país que pertence à Área Econômica Europeia, incluindo a União Europeia que passou a aplicar o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) e, por isso, não permite a você acesso a este site.”