Páginas

TRANSLATE (TRADUZIR PÁGINA)

15 fevereiro 2024

Banhistas de açude no Ceará são atacados por piranhas


Pirambeba é um pequeno peixe carnívoro da família das piranhas. — Foto: Reprodução

Dois banhistas tiveram ferimentos nas mãos e nos pés após serem atacados por piranhas-brancas, uma espécie de peixe da família das piranhas, no açude Trussu, em Iguatu, no Centro-Sul do Ceará. O caso ocorreu nesta terça-feira (13) e espantou os banhistas do local desde então.

Uma das vítimas afirmou que entrou na água e recebeu uma mordida na mão. Ela relatou o ataque para outro banhista; ainda assim, a segunda pessoa entrou no açude e foi mordida no pé pela piranha-branca, também conhecida como pirambeba.

Nos dois casos, as pessoas tiveram parte da pele dilacerada pela mordida do peixe e receberam atendimento, sem ferimentos graves.

Banhistas têm parte da pele arrancada por mordida de piranhas brancas em açude no Ceará — Foto: Arquivo pessoal

A Prefeitura de Iguatu afirmou que os banhistas têm relatado incidentes recentes com as pirambebas no açude.
A gestão municipal afirma que recebeu relatos de moradores de que algumas piranhas e pirampebas foram introduzidas no açude de maneira acidental, no momento em que foi realizado o peixamento [acréscimo artificial de peixe para ajudar na pesca] do reservatório. A recomendação é que o banho no local seja evitado.

O açude Trussu, onde ocorreram os ataques das piranhas, é monitorado pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh).