Páginas

TRANSLATE (TRADUZIR PÁGINA)

POSTAGEM em DESTAQUE

Sobe para 8 o número de casos de Febre Oropouche no Piauí

14 fevereiro 2024

Brasil oficializa suspensão da importação de tilápia do Vietnã por risco sanitário


O Ministério da Agricultura oficializou nesta quarta-feira (14) a suspensão das importações de tilápias do Vietnã. No documento, o ministro Carlos Fávaro determina que a Secretaria de Defesa Agropecuária tome as medidas necessárias para revisar o protocolo sanitário quanto aos riscos da entrada do vírus TiLV no território nacional. O documento da decisão foi publicado no Diário Oficial da União.

Esse vírus afeta as tilápias com sintomas que incluem lesões na pele, doenças no fígado e hemorragias, o que pode levar a perdas na indústria da criação de tilápias. A suspensão vai durar até a conclusão da revisão do protocolo sanitário da importação do peixe.

Em dezembro de 2023, o Brasil importou 25 toneladas de tilápia congelada do Vietnã. Na época, entidades ligadas ao setor da aquicultura questionaram o governo sobre questões sanitárias e solicitou a aplicação de medidas antidumping para proteger a indústria nacional. O dumping ocorre quando o produto estrangeiro entra no Brasil a preços mais baixos do que a produção interna.

Atualmente, a tilápia representa 65% da produção de peixe de cultivo no país e é responsável por 98% do volume de exportação da piscicultura brasileira.