Páginas

TRANSLATE (TRADUZIR PÁGINA)

08 fevereiro 2024

Brasileira que deu à luz em Gaza na noite de Natal consegue deixar território com os três filhos

A brasileira que não havia conseguido deixar a Faixa de Gaza porque estava prestes a dar à luz deixou do território nesta quinta-feira (8), informou a Embaixada do Brasil na Palestina.

Brasileira que deu à luz terceiro bebê na Faixa de Gaza posa com os três filho — Foto: Divulgação/ Embaixada do Brasil na Palestina

A mulher, que deu à luz o terceiro filho em um hospital em Gaza na noite de Natal, havia recebido autorização para deixar Gaza na quarta-feira (7) e, nesta manhã, cruzou a fronteira entre o sul do território e o Egito, pela cidade fronteiriça de Rafah, segundo informou o Itamaraty.
Sozinha e com três filhos, um deles recém-nascido, a brasileira tentava deixar a Faixa de Gaza desde o início da guerra entre Israel e o Hamas.

De acordo com a embaixada, a mulher, cujo nome não foi divulgado, deixou o território com o bebê, que nasceu na noite de Natal, e seus outros dois filhos, de 2 e de 4 anos, e viajará para o Brasil no fim desta semana.

A brasileira estava sozinha com as crianças porque seu marido, que vivia em Gaza, viajava a trabalho quando a guerra estourou e, desde então, não conseguiu retornar, segundo disse ao g1 o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas.

A família, que tem dupla nacionalidade brasileira e palestina, residia no território quando a guerra começou, em 7 de outubro.

A brasileira, não conseguiu viajar com o terceiro e último grupo de brasileiros que a embaixada havia conseguido retirar de Gaza por conta do estágio avançado da gravidez.

Desde o início da guerra, o Itamaraty vem tentando retirar brasileiros que ficaram retidos na Faixa de Gaza.