Páginas

TRANSLATE (TRADUZIR PÁGINA)

08 fevereiro 2024

Juliette vira boneca gigante de Olinda e alegoria causa polêmica nas redes sociais


Juliette e sua versão de boneca de Olinda — Foto: Mariane Monteiro/g1 e Reprodução/Instagram

Da casa mais vigiada do Brasil para as ladeiras de Olinda. A cantora paraibana e ex-BBB Juliette, vencedora do reality em 2021, foi homenageada com uma boneca gigante para o carnaval. A alegoria foi feita pelo artista plástico Josenildo Bezerra, conhecido como Camarão.

A boneca, que está exposta na Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda, desde dezembro de 2023, levou um mês para ficar pronta, tem 2,1 metros e pesa cerca de 20 quilos. O artista responsável disse que boneca é do tipo "caricatura".

No Instagram, a homenageada, que é uma das atrações do Galo da Madrugada, postou a foto da boneca e comentou que a alegoria tem gerado polêmica nas redes sociais.
"Não é para rir, viu? Isso é uma homenagem muito bonita. Parou. Eu sei que o boneco é um boneco. Calma. Vou botar a foto. Quem rir não é meu amigo. [...] Eu já recebi dizendo que era Irmã Zuleide, já recebi dizendo que tinha feito harmonização, já recebi dizendo tanta coisa, de todo mundo. Enfim, vocês acham que está parecida?", questionou Juliette.

Na internet, a repercussão da boneca está dando o que falar. "Poucas coisas me deram uma crise e riso nos últimos dias como agora quando eu vi o boneco de Olinda da Juliette. Fã ou hater?", disse uma internauta. "O boneco de Olinda da Juliette, tá a cara da Gaga de Ilhéus depois da harmonização fácil kkk", disse outra pessoa.

Responsável pela confecção dos bonecos mirins, que são réplicas dos gigantes, e de personalidades como Chico Xavier, Ariano Suassuna e Gil do Vigor, Camarão explica que Juliette foi uma boneca caricatura, ou seja, quando é feita a partir de uma imagem referência, juntamente com a visão do artista.
"Estou acompanhando a repercussão da boneca. Uns comentários eu gosto, outros não. Mas é uma boneca caricatura e às vezes as pessoas não entendem", explica o artista.

O artista responsável pela obra contou que fez a boneca durante a transmissão do BBB 23, mas aguardou a aprovação de Juliette para expor ao público.
“O cabelo dela foi difícil de achar, porque precisava ser grande. Essa boneca tem mais ou menos 1,80 metro de cabelo, que foi encomendado de São Paulo, na cor castanha, que é o cabelo dela”, detalha Camarão.

Para a confecção de Juliette, o processo teve várias etapas. Primeiro, foi feito um molde de argila que, na sequência, foi coberto por fibra de vidro. É nesta etapa que o artista faz os detalhes estruturais do rosto.
Depois, é feito o corpo padrão para boneca feminina, a maquiagem com tinta óleo e, por último, o cabelo é colocado. A boneca gigante de Juliette pode chegar a quatro metros, variando de acordo com o tamanho do bonequeiro que carrega ela.


g1