Páginas

TRANSLATE (TRADUZIR PÁGINA)

11 abril 2024

Sobe para 8 o número de casos de Febre Oropouche no Piauí


A Coordenação de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), confirmou que oito casos de Febre Oropouche foram confirmados no Piauí, sendo cinco em Amarante e três em Teresina. Os pacientes buscaram atendimento em Unidades de Saúde dos municípios com suspeita de dengue e os testes foram realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga.

Os sintomas da Febre do Oropouche são semelhantes aos da dengue e da chikungunya, incluindo dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia. Dos oito casos confirmados, seis pacientes têm entre 20 e 59 anos e dois estão na faixa etária de 60 anos ou mais.

Diante da confirmação dos casos, o Governo do Estado está orientando as prefeituras a tomarem medidas preventivas, incluindo a observação da presença de animais como primatas, aves silvestres, bichos-preguiça, tamanduás e tatus mortos ou doentes na região. O secretário de saúde, Antônio Luiz, afirmou que a Sesapi está monitorando todos os casos com investigações necessárias para conter a disseminação da doença e proteger a população.

"A Sesapi está monitorando todos os casos com as investigações necessárias objetivando conter a dispersão dessa doença e proteger a população", disse o secretário de saúde, Antonio Luiz.

Embora a Febre do Oropouche não seja considerada endêmica no Piauí, essa situação tem sido vivenciada em outros estados da Região Norte do País (Amazonas, Pará , Acre, Roraima e Rondônia). A doença é causada por um arbovírus do gênero Orthobunyavirus, transmitida principalmente por mosquitos. O Orthobunyavirus oropoucheense (OROV) foi isolado pela primeira vez no Brasil em 1960. O mosquito conhecido como maruim ou mosquito-pólvora é considerado o principal transmissor do vírus.