Páginas

TRANSLATE (TRADUZIR PÁGINA)

26 setembro 2011

Radialistas piauienses acusam ANATEL de perseguição

Foto: Dantércio Cardoso
A Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (ABRAÇO) realizou um protesto na manhã desta segunda-feira (26) em frente à Agência Nacional de Telecomunicação (ANATEL). O ato reivindicava o fechamento das rádios nos bairros.
A vereadora Rosário Bezerra apoiou a causa. Segundo o vice-presidente da ABRAÇO, Humberto Coelho, a outorga da rádio Verona foi pedida há 14 anos. “A ANATEL é muito dura com as rádios comunitárias, a outorga da rádio Verona foi pedida em 1997 e sempre é indeferida, inclusive estávamos com uma liminar que autorizava o funcionamento da rádio sem a outorga, e mesmo sem ter sido julgada a ANATEL fechou”, disse.
Ainda de acordo com Humberto Coelho, atualmente em Teresina apenas três rádios comunitária têm autorização da ANATEL para funcionar. “Sofremos perseguições, jornalistas são processados e condenados, mas qual o crime que se comete em fazer rádio? Queremos que a ANATEL devolva nossos equipamentos, essa fiscalização só acontece nas rádios comunitárias, pois as empresas de telefonia que precisam atender várias exigências eles nem vão atrás”, acuso o vice-presidente.
Enoque Pereira, vice-presidente da rádio Verona, afirmou que a rádio foi fechada por conta de um termo técnico utilizado pelo engenheiro. “A ANATEL quando indeferiu disse que poderíamos entrar com um recurso administrativo. No dia 12 deste mês conseguimos uma liminar que permitia o funcionamento da Verona, e sem analisar o recurso e passando por cima da liminar foram fazer uma fiscalização de rotina. Recolheram nossos equipamentos e lacraram a rádio”.
Segundo Enoque, eles vão pedir esclarecimento ao poder legislativo municipal e estadual por manter o diretor da ANATEL há tanto tempo no cargo. “Queremos saber por que um gestor de uma repartição pública está tanto tempo no cargo. Esse cargo é vitalício? Assim como queremos saber que crime que a rádio comunitária causa a uma comunidade, porque se o governo é contra a comunicação ele tem que dizer qual o tipo de comunicação que eles querem. Pois na Verona divulgávamos atividades populares, organizávamos eventos, informávamos quais médicos iriam atender no dia, só quero uma explicação de qual crime estávamos cometendo”, enfatizou o representante da rádio Verona.
A vereadora Rosário Bezerra e uma comissão com representantes de rádios comunitárias estiveram reunidos na sede da ANATEL, com o diretor do órgão para negociação.
Fonte: Portal AZ