O descarte irregular de tinta deixou a cor da água de um córrego em Salto (SP) completamente azul. O fato ocorreu na manhã desta sexta-feira (5), no bairro Marília.
Córrego ficou azul em Salto (SP) após descarte irregular de tinta — Foto: Reprodução
Imagens registradas pelo vereador Gideon Tavares, responsável por fazer a denúncia nas redes sociais, mostram vários pontos do córrego Santa Cruz completamente azulado, num tom parecido com a de canetinhas coloridas infantis.
Uma força-tarefa com agentes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), da Secretaria de Segurança Pública, da Guarda Municipal e da Polícia Ambiental foi criada para identificar o caso e evitar novas contaminações.
Galões foram localizados às margens do córrego, incluindo de outras cores, como vermelho e amarelo. Um drone foi usado na operação, conforme o secretário de Meio Ambiente de Salto, Flavio Garcia.
Ainda conforme o secretário, foi constatado que a origem do descarte era de um comércio. O responsável pela empresa alegou que o material foi doado para um catador, que teria feito o descarte irregular.
A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o caso.