Páginas
TRANSLATE (TRADUZIR PÁGINA)
27 fevereiro 2024
Jovem tem caso grave de dengue e fica com pênis ereto por 18 horas
Em todo o mundo casos de dengue começam a surgir, com isso novos “problemas” e relações também. No domingo (18) um paciente de 17 anos chamou atenção ao manifestar a doença através de um quadro de priapismo arterial, ou seja, uma ereção do pênis involuntária e persistente.
O jovem foi identificado apenas como A.S, seu quadro de dengue foi grave e estava em seu 5ª dia de internação quando ficou ereto por 18 horas seguidas, mesmo sem ter nenhuma estimulação. Durante o período, o órgão ficou coberto com bolsas de gelo para tentar minimizar o fluxo sanguíneo.
O pênis só abaixou dois dias depois, mesmo assim o órgão não ficou com sequelas. O caso do jovem foi publicado na revista científica Urology Reports. A situação um tanto quanto inusitada aconteceu em Burkina Faso, país africano próximo à Nigéria. “Nenhuma associação semelhante foi previamente documentada na literatura médica”, disseram os responsáveis do caso à revista.
O priapismo arterial ocorre geralmente por conta de anormalidades dos vasos sanguíneos, glóbulos vermelhos ou nervos que fazem o sangue ficar preso no tecido do pênis, deixando o órgão ereto. Ele pode ser causado por conta de lesões mas também em outros casos pode estar associado ao uso de drogas ou doenças.
Casos de dengue
De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde na quinta-feira (15), o Brasil ultrapassou a marca de meio milhão de casos de dengue, com um total de 532.921 pessoas potencialmente infectadas pelo mosquito Aedes aegypti. A evolução e a gravidade da doença são influenciadas por diversos fatores.